A Associação e Sindicato Rural de Dom Pedrito e a Associação dos Agricultores realizam a 26º edição do seminário Pastos & Pastagens e a 15ª Lavoura em Evolução, entre os dias 7 e 9 de junho, em Dom Pedrito. Na sexta-feira, dia 8, os pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul Danilo Sant'Anna e Márcia Silveira ministram a oficina "Pasto 365 dias do ano. É possível? ", junto com o professor Acélio Fontoura Jr. da Unipampa.
Esta oficina é voltada para técnicos e produtores rurais e irá discutir a possibilidade de produzir pasto o ano todo, debatendo as alternativas das limitações e das potencialidades para o cumprimento da meta, impedindo o vazio forrageiro.
Segundo o pesquisador Danilo Sant'Anna, as transições do ano entre os períodos quente e frio, ou vice-versa, são as maiores dificuldades e problemáticas enfrentadas na produção de forragem. "Dependendo de cada região e de cada ambiente, é necessário encadear diferentes cadeias forrageiras. Aqui no sul do Brasil, no Uruguai e parte da Argentina, nós temos uma condição diferenciada, o que poucos lugares do mundo têm. Dispomos de um número muito elevado de possibilidades de materiais e sistemas forrageiros, para encadear e sobrepor o vazio forrageiro. A discussão é, como aproveitar melhor esse potencial", declarou o pesquisador.
A inscrição no evento pode ser realizada pelo link https://goo.gl/12aaF5 e, também, na sede do Sindicato Rural em Dom Pedrito (Avenida Rio Branco, 896). O valor da inscrição é R$ 50 para sócios em dia, tanto da Associação e Sindicato Rural, quanto da Associação dos Agricultores de Dom Pedrito. O mesmo vale para estudantes, mediante comprovação. Para os demais participantes, o valor é R$ 80.