Informativo conjuntural semanal da Emater:
Bovinos de Corte: Algumas propriedades já realizam o diagnóstico de gestação. O manejo sanitário está sendo realizado no controle de carrapatos de forma preventiva. As chuvas nas últimas semanas favoreceram campo nativo e as pastagens cultivadas. Nas áreas de cultivo de soja colhido já germinaram as pastagens de inverno principalmente aveia e azevêm.
Bovinos de Leite: A chuva dos últimos dias possibilitou a semeadura das forrageiras de inverno e aplicação de adubação em cobertura nas áreas já implantadas. Foi iniciada a produção de silagem em algumas propriedades leiteiras. As temperaturas estão mais amenas o que é favorável para o bem-estar das vacas leiteiras e para a produção de leite. Há presença de carrapato em alguns rebanhos de leite. Casos de mastite por Nocardia spp foi identificado em duas propriedades.
Ovinos: Clima favorável (temperaturas amenas e precipitação) proporcionou recuperação dos campos, condição também favorável aos carneiros na época de encarneiramento que está sendo finalizado. As fêmeas ovinas apresentam condição corporal razoável a satisfatória. Manejo sanitário segue sendo realizado nas propriedades para controle de parasitas internos.
Pastagens: As últimas precipitações favoreceram o campo e as pastagens. Alguns produtores realizando a semeadura de pastagem de inverno (aveia) em áreas de soja, antes da queda das folhas, utilizando aviação R$46/há. Outros, colhendo cultura de verão e realizando semeadura de aveia (predomínio) e/ou azevêm. Os produtores estão ajustando a carga animal de acordo com a oferta de forragem do campo nativo e das pastagens.
Apicultura: Período de colheita da safra de verão. A atividade apícola já vinha com perdas devido ao excesso de chuva de outubro que impactou na produção e no enfraquecimento dos enxames. Queda do preço do mel em tonel (exportação) devido a problemas sanitários.
Arroz: Avanço na colheita do arroz que se encaminha para finalização com 73% da área colhida. Devido ao excesso de chuva em outubro houve perda na época preferencial de semeadura e que deve refletir na produtividade. Já quanto ao mercado houve queda no preço pago entre as causas há a concorrência do arroz importado do Paraguai e que abastece o centro do país. Principais cultivares plantadas: Guri e 424 RI Fonte: IRGA
Soja: Com o clima favorável houve avanço significativo da área colhida 68%. Perdas de 30 % devido estiagem. Houve desuniformidade no volume de chuvas registradas nas localidades do município durante o desenvolvimento da cultura e isto está refletindo na produtividade. Cultivares preferenciais: 5959 (Intacta) e Garra. Fonte: Planagro, Agrofel, 3 Tentos,Rigo e Camal.
Milho: Perdas de 50 %. Observa-se redução na área foliar e na estrutura das plantas por deficiência hídrica. Cultivo no município se caracteriza pelo baixo uso de insumos. Exceção algumas poucas lavouras com irrigação em pivô central e/ou aspersão.
Sorgo: Cultura hoje pouco plantada no município devido a ampliação da área de soja e preço baixo R$20/saca do produto.
Olericultura: Alguns produtores realizaram investimento, com recurso próprio, no aumento da reserva de água dos açudes nas propriedades. Atualmente as principais culturas produzidas e ofertadas são alface, couve, mostarda, rúcula, tempero verde. Com o clima ameno e redução de luminosidade (horas) há diminuição no consumo de água (irrigação).
Fruticultura: Colheita da uva concluída. Produtores realizaram cadastro vitícola no E.M.Emater. Fonte: Ibravin.