Seja bem vindo ao nosso site Rádio Difusora - Bagé RS difusorabage.com.br!

Rural

Emater divulga informativo sobre situação da agropecuária no estado

Publicada em 30/04/18 às 15:11hRádio Difusora - Bagé RS

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Emater divulga informativo sobre situação da agropecuária no estado
Informativo conjuntural semanal da Emater: 

Bovinos de Corte: Algumas propriedades já realizam o diagnóstico de gestação. O manejo sanitário está sendo realizado no controle de carrapatos de forma preventiva. As chuvas nas últimas semanas favoreceram campo nativo e as pastagens cultivadas. Nas áreas de cultivo de soja colhido já germinaram as pastagens de inverno principalmente aveia e azevêm. 

Bovinos de Leite: A chuva dos últimos dias possibilitou a semeadura das forrageiras de inverno e aplicação de adubação em cobertura nas áreas já implantadas. Foi iniciada a produção de silagem em algumas propriedades leiteiras. As temperaturas estão mais amenas o que é favorável para o bem-estar das vacas leiteiras e para a produção de leite. Há presença de carrapato em alguns rebanhos de leite. Casos de mastite por Nocardia spp foi identificado em duas propriedades.  

Ovinos: Clima favorável (temperaturas amenas e precipitação) proporcionou recuperação dos campos, condição também favorável aos carneiros na época de encarneiramento que está sendo finalizado. As fêmeas ovinas apresentam condição corporal razoável a satisfatória. Manejo sanitário segue sendo realizado nas propriedades para controle de parasitas internos.  

Pastagens: As últimas precipitações favoreceram o campo e as pastagens. Alguns produtores realizando a semeadura de pastagem de inverno (aveia) em áreas de soja, antes da queda das folhas, utilizando aviação R$46/há. Outros, colhendo cultura de verão e realizando semeadura de aveia (predomínio) e/ou azevêm. Os produtores estão ajustando a carga animal de acordo com a oferta de forragem do campo nativo e das pastagens. 

Apicultura: Período de colheita da safra de verão. A atividade apícola já vinha com perdas devido ao excesso de chuva de outubro que impactou na produção e no enfraquecimento dos enxames. Queda do preço do mel em tonel (exportação) devido a problemas sanitários. 

Arroz: Avanço na colheita do arroz que se encaminha para finalização com 73% da área colhida. Devido ao excesso de chuva em outubro houve perda na época preferencial de semeadura e que deve refletir na produtividade. Já quanto ao mercado houve queda no preço pago entre as causas há a concorrência do arroz importado do Paraguai e que abastece o centro do país. Principais cultivares plantadas: Guri e 424 RI Fonte: IRGA  

Soja: Com o clima favorável houve avanço significativo da área colhida 68%. Perdas de 30 % devido estiagem. Houve desuniformidade no volume de chuvas registradas nas localidades do município durante o desenvolvimento da cultura e isto está refletindo na produtividade. Cultivares preferenciais: 5959 (Intacta) e Garra. Fonte: Planagro, Agrofel, 3 Tentos,Rigo e Camal. 

Milho: Perdas de 50 %. Observa-se redução na área foliar e na estrutura das plantas por deficiência hídrica. Cultivo no município se caracteriza pelo baixo uso de insumos. Exceção algumas poucas lavouras com irrigação em pivô central e/ou aspersão.  

Sorgo: Cultura hoje pouco plantada no município devido a ampliação da área de soja e preço baixo R$20/saca do produto.  

Olericultura: Alguns produtores realizaram investimento, com recurso próprio, no aumento da reserva de água dos açudes nas propriedades. Atualmente as principais culturas produzidas e ofertadas são alface, couve, mostarda, rúcula, tempero verde. Com o clima ameno e redução de luminosidade (horas) há diminuição no consumo de água (irrigação). Fruticultura: Colheita da uva concluída. Produtores realizaram cadastro vitícola no E.M.Emater. Fonte: Ibravin.



ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:









-
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Fan Page
Contatos: (53) 3242 6471 - (53) 3241 2069 - WhatsApp: (53) 9 9901 8258
Copyright (c) 2024 - Rádio Difusora - Bagé RS - Todos os direitos reservados
Rádio Difusora - Bagé RS
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD