Seja bem vindo ao site Rádio Difusora - Bagé RS!

Rural

Emater promove o Programa Gaúcho para Qualificação da Erva-Mate

Publicada em 24/04/18 às 17:06hRádio Difusora - Bagé RS

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Emater promove o Programa Gaúcho para Qualificação da Erva-Mate
 (Foto: Ilvandro Barreto/Emater/RS-Ascar Passo Fundo)
Para fortalecer a cadeia produtiva da erva-mate, foi criado, em 2017, o Programa Gaúcho para a Qualificação e Valorização da Erva-Mate. O objetivo é estimular o melhoramento genético dos ervais gaúchos, obter capacitação, assistência técnica de boas práticas agrícolas na produção de erva-mate, produzir renda e qualificar a produção. O público alvo do Programa são os atores da cadeia produtiva da erva-mate, formado pelos agricultores, tarefeiros e viveiristas, além dos industriais que beneficiam a matéria prima para a fabricação de produtos à base de erva-mate. 

A meta da Emater/RS-Ascar é capacitar 90 técnicos em boas práticas agrícolas de produção de erva-mate e 40 técnicos e 20 fiscais municipais de saúde em boas práticas de fabricação, e oferecer Assistência Técnica para indústrias ervateiras, capacitando 180 trabalhadores das indústrias em boas práticas de fabricação, além de técnicos em associativismo e cooperativismo. Também está prevista a implantação e o monitoramento de 30 Unidades de Referência Técnico-social, distribuídas nos cinco polos ervateiros: Planalto/Missões, Alto Uruguai, Nordeste, Alto Taquari e Vale do Taquari. 

Com vistas à certificação de produto, serão prestados serviços de Certificação da Qualidade do Processo de Produção de Erva-Mate para 22 indústrias, e capacitados técnicos e agricultores para resgatar, multiplicar e distribuir material genético de ervais nativos remanescentes desses cinco polos ervateiros. "Vamos ainda acompanhar a implantação de um banco de germoplasma para conservação e multiplicação de material genético desses ervais", destaca o diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura.  

Cultivada por cerca de 8.400 produtores em 219 municípios gaúchos, que somam 30.896,50 hectares, a erva-mate é encontrada em diferentes graus de prioridade nessas propriedades e é produzida a partir de sistemas extrativistas em florestas nativas, em sistemas agroflorestais e até mesmo a pleno sol. Com duração de cinco anos, o Programa se estenderá até 2021, podendo ser mantido como uma política pública permanente para o Estado.  

"Temos certeza de que vamos garantir o aumento da renda dos agricultores e viveiristas, vamos incentivar a legalização e a certificação de indústrias, incrementar ou fortalecer grupos, associações ou cooperativas de agricultores, e organizar e fortalecer toda a cadeia produtiva da erva-mate", finaliza Moura.



ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:









-
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Fan Page
Contatos: (53) 3242 6471 - (53) 3241 2069 - WhatsApp: (53) 9 9901 8258
Copyright (c) 2022 - Rádio Difusora - Bagé RS - Todos os direitos reservados
Rádio Difusora - Bagé RS
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD