Informativo conjuntural semanal da Emater:
Bovinos de Corte: As chuvas dos últimos dias auxiliaram na recuperação dos campos e permite um melhor planejamento para as pastagens que serão implantadas. O entoure está sendo finalizado na maioria das propriedades. O manejo sanitário está sendo realizado no controle de carrapatos de forma preventiva.
Bovinos de Leite: A boa chuva dos últimos dias proporcionou uma recuperação das pastagens e melhor planejamento para as pastagens que serão implantadas. As temperaturas estão mais amenas o que é favorável para o bem-estar das vacas leiteiras e para a produção de leite. Há presença de carrapato em alguns rebanhos de leite.
Ovinos: A chuva dos últimos dias ajudou na recuperação dos campos. As temperaturas mais amenas também são favoráveis aos carneiros na época de encarneiramento que segue sendo realizado. As fêmeas ovinas apresentam condição corporal razoável a satisfatória.
Pastagens: As últimas precipitações favoreceram o campo e as pastagens. As pastagens de verão tiveram seu desenvolvimento prejudicado (estiagem) com baixa oferta de forragem aos animais. Também o campo nativo diminuiu a oferta de pasto. Os produtores estão ajustando a carga animal de acordo com a oferta de forragem do campo nativo e das pastagens.
Apicultura: Período de colheita da safra de verão. A atividade apícola já vinha com perdas devido ao excesso de chuva de outubro que impactou na produção e no enfraquecimento dos enxames. Queda do preço do mel em tonel (exportação) devido a problemas sanitários.
Agricultura
Arroz: 21 % colhido. Esta semana deve intensificar a colheita. Lavouras em estádio reprodutivo (enchimento de grãos/maturação). Devido ao excesso de chuva em outubro houve perda na época preferencial de semeadura e que deve refletir na produtividade. Já quanto ao mercado houve queda no preço pago entre as causas há a concorrência do arroz importado do Paraguai e que abastece o centro do país. Principais cultivares plantadas: Guri e 424 RI Fonte: IRGA
Soja: Início de colheita 7%. Perdas de 30 % devido estiagem. Lavoura semeadas da 1ª Q/ Nov.(15% da área cultivada) encontram-se em maturação. Últimas precipitações beneficiaram lavouras em estádio de enchimento de grãos. Houve desuniformidade no volume de chuvas registradas nas localidades do município durante o desenvolvimento da cultura e isto refletirá na produtividade. Cultivares preferenciais: 5959 (Intacta) e Garra. Fonte: Planagro, Agrofel, 3 Tentos,Rigo e Camal.
Milho: Perdas de 50 %. Observa-se redução na área foliar e na estrutura das plantas por deficiência hídrica. Cultivo no município se caracteriza pelo baixo uso de insumos. Exceção algumas poucas lavouras com irrigação em pivô central e/ou aspersão.
Sorgo: Cultura hoje pouco plantada no município devido a ampliação da área de soja e preço baixo R$20/saca do produto.
Olericultura: Atualmente as principais culturas produzidas e ofertadas são alface, couve, mostarda, rúcula, tempero verde, beterraba, pimentão, abóbora e milho verde. Com o clima ameno e redução de luminosidade (horas) há diminuição no consumo de água (irrigação). Reservatórios de água (irrigação) com níveis baixos. Perdas pela estiagem ocorreram nas lavouras do seco de milho verde, abóboras e melão.
Fruticultura: Colheita da uva concluída. Produtores realizando cadastro vitícola no E.M. Emater Fonte:Ibravin.
Trigo: Não houve manifestação dos produtores em cultivar trigo nesta safra. Preço não atrativo e elevado custo de produção.