Na próxima sexta-feira, 06 de abril, o município de Hulha Negra inaugurará as agroindústrias familiares Agromap, Pampalac e Aprofara, em uma programação que se inicia às 8h30 no trevo da Polícia Federal de Bagé. O trabalho com agroindústrias completa mais de 10 anos no município, confirmando a parceria firmada entre agricultores, Emater/RS-Ascar e Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Mais de 100 pessoas são esperadas para a atividade.
O município conta agora com cinco agroindústrias familiares, duas de laticínios, uma de vegetais minimamente processados e duas de panificados e doces, juntas estas agroindústrias abastecem os mercados locais e arredores com produtos de origem vegetal e animal como: pães, roscas, biscoitos, cucas, massas caseiras, doces coloniais, queijo colonial, minas, temperado e, manteigas, doce de leite, iogurte e bebidas lácteas.
De acordo com a programação, após a recepção os convidados serão conduzidos à primeira agroindústria a ser inaugurada, a Agromap administrada pela produtora Marili Porto, no assentamento Abrindo Fronteiras. Seguindo as atividades, será feito o deslocamento pela Colônia Nova até a agroindústria da produtora Janete Raddatz, a PampaLac, onde será realizado o almoço do evento, no assentamento Potiguara. E finalizando os atos do dia, será inaugurada a terceira agroindústria, da Associação de produtores familiares da Reforma Agraria, Aprofara, no assentamento Conquista da Fronteira.