Seja bem vindo ao site Rádio Difusora - Bagé RS!

Rural

Informativo conjuntural semanal da Emater indica situação da agropecuária no estado

Publicada em 03/04/18 às 10:26hRádio Difusora - Bagé RS

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Informativo conjuntural semanal da Emater indica situação da agropecuária no estado
Bovinos de Corte: Tem chovido bem na região o que tem proporcionado uma boa recuperação dos campos. Em algumas propriedades haverá um entoure tardio devido à baixa condição corporal nas fêmeas em consequência da baixa oferta de alimento. Em propriedades com planejamento alimentar os animais apresentam um bom estado corporal. A mineralização dos rebanhos segue sendo utilizada. O controle do carrapato e de vermes internos é realizado com a utilização de produtos específicos. 

Bovinos de Leite: Com a boa chuva dos últimos dias haverá uma recuperação das pastagens e melhor planejamento para as pastagens que serão implantadas. As temperaturas estão mais amenas o que é favorável para o bem-estar das vacas leiteiras e para a produção de leite. Devido a chuvas dos últimos dias a falta de água já não preocupa tanto as propriedades que estavam enfrentando a escassez de água. 

Ovinos: A chuva nos últimos dias ajuda na recuperação dos campos e também auxilia na recuperação da condição corporal das fêmeas que ainda não foram encarneiradas. As temperaturas mais amenas também são favoráveis aos carneiros na época de encarneiramento que segue sendo realizado. Controle de parasitas internos é feito principalmente nas fêmeas que serão encarneiradas. Algumas propriedades continuam fornecendo mineralização para os animais. Algumas propriedades estão relatando infestação por piolhos e realizando a aplicação de produtos recomendados pelo órgão de defesa sanitária animal. 

Pastagens: Chuva da última semana favoreceu campo e pastagens. As pastagens de verão estão com desenvolvimento prejudicado pela falta de umidade no solo (chuva) e consequentemente há baixa oferta de forragem aos animais. O campo nativo diminuiu a oferta de pasto. Os produtores estão ajustando a carga animal de acordo com a oferta de forragem do campo nativo e das pastagens. 

Apicultura: Período de colheita da safra de verão. A atividade apícola já vinha com perdas devido ao excesso de chuva de outubro que impactou na produção e no enfraquecimento dos enxames. Queda do preço do mel em tonel (exportação) devido a problemas sanitários. 

Agricultura: 

Arroz: Período de colheita 11 %. Lavouras em estádio reprodutivo (enchimento de grãos/maturação). Quanto ao clima deveu-se ao excesso de chuva em outubro com perda na época preferencial de semeadura e que deve refletir na produtividade. Já quanto ao mercado houve queda no preço pago entre as causas há a concorrência do arroz importado do Paraguai e que abastece o centro do país. Principais cultivares plantadas: Guri e 424 RI Fonte: IRGA 

Soja: Início de colheita 3%. Perdas de 30 % devido estiagem. Lavoura semeadas da 1ª Q/ Nov.(15% da área cultivada) encontram-se em maturação. Últimas precipitações beneficiaram lavouras em estádio de enchimento de grãos. Houve desuniformidade no volume de chuvas registradas nas localidades do município durante o desenvolvimento da cultura e isto refletirá na produtividade. Cultivares preferenciais:5959 (Intacta) e Garra. Fonte: Planagro, Agrofel, 3 Tentos,Rigo e Camal. 

Milho: Perdas de 50 %. Observa-se redução na área foliar e na estrutura das plantas por deficiência hídrica. Cultivo no município se caracteriza pelo baixo uso de insumos. Exceção algumas poucas lavouras com irrigação em pivô central e/ou aspersão.

Sorgo: Cultura hoje pouco plantada no município devido a ampliação da área de soja e preço baixo R$20/saca do produto. 

Olericultura: Atualmente as principais culturas produzidas e ofertadas são alface, couve, mostarda, rúcula, tempero verde, beterraba, pimentão, abóbora e milho verde. Com o clima ameno e redução de luminosidade(horas) há diminuição no consumo de água (irrigação). Reservatórios de água(irrigação) com níveis baixos. Perdas pela estiagem ocorreram nas lavouras do seco de milho verde, abóboras e melão. 

Fruticultura: Colheita da uva concluída. Produtores realizando cadastro vitícola no E.M.Emater Fonte:Ibravin.



ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:









-
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Fan Page
Contatos: (53) 3242 6471 - (53) 3241 2069 - WhatsApp: (53) 9 9901 8258
Copyright (c) 2022 - Rádio Difusora - Bagé RS - Todos os direitos reservados
Rádio Difusora - Bagé RS
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD