Pesquisadores, extensionistas, técnicos, professores, formuladores de políticas públicas e estudantes do Brasil, Argentina e Uruguai reuniram-se em Dom Pedrito (RS), entre os dias 21 e 22 de março de 2018, para discutir o tema pecuária familiar. A segunda edição do Seminário Técnico Internacional Pecuária Familiar e Desenvolvimento Rural contou com a participação de mais de 200 interessados no assunto. Realizado no Parque de Exposições Juventino Corrêa de Moura, o evento avançou nos debates sobre pautas importantes e atuais para o setor, como produção agroecológica da pecuária familiar, governança territorial e políticas públicas.
Durante o evento, as discussões giraram em torno de três eixos temáticos:
Eixo 1 - Experiências de Transição Agroecológica na Pecuária Familiar;
Eixo 2 - Experiências de Políticas Públicas para a Pecuária Familiar;
Eixo 3 - Experiências de Governança Territorial.
Dentro de cada eixo foram ministradas três palestras com a apresentação de estudos e experiências envolvendo a pecuária familiar nos três países. A palestra de abertura do evento, apresentada pelo pesquisador Jean François Tourrand, do Cirad/França e UFSM Brasil/Projeto Nexus, abordou a pecuária familiar no mundo.
No final do Seminário, os comentaristas dos três eixos fizeram um resumo do evento, com a avaliação do debate e perspectivas para a próxima edição, que será realizada em 2019 na Argentina.
O evento foi promovido pela Unipampa, Embrapa Pecuária Sul, Emater/RS-Ascar e Prefeitura de Dom Pedrito, no Brasil. No Uruguai, foram promotores do evento o Plan Agropecuario, Universidad de la Republica Uruguay, Instituto Nacional de Inverstigácion Agropecuaria, além do Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria e Universidad Nacional de La Plata na Argentina.