Em 2018, a Embrapa Pecuária Sul levou ao público da Feira, que aconteceu entre os dias 20 a 22 de março, no município de Rio Pardo (RS), cinco opções de cultivares de leguminosas e gramíneas, desenvolvidas pela Embrapa e que já estão disponíveis para o produtor. Puderam ser conferidas na Feira alguns exemplares de cultivares de forrageiras, entre leguminosas (BRS URS Entrevero de trevo-branco, URS BRS Posteiro de cornichão e BRS Piquete de trevo-vesiculoso) e gramíneas (BRS Estribo de capim-Sudão e aveia branca URS Flete).
Estas forrageiras foram lançadas recentemente e são recomendadas para formação de pastagens cultivadas, consorciadas e para sobressemeadura, em pastagens naturais na região sul do Brasil. As cinco cultivares foram desenvolvidas a partir de um convênio firmado entre a Embrapa, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e a Associação Sul-brasileira para o Fomento de Pesquisa em Forrageiras (Sulpasto).
Entre os principais questionamentos surgidos ao longo da feira estão opções de forrageiras para cobertura do solo, para uso em pastagem com ovinos, sobre a possibilidade de a Embrapa oferecer forrageiras perenes de verão para a região sul, dentre outros assuntos. De acordo com os dois técnicos da Embrapa, os produtores estão se conscientizando mais sobre a importância do manejo das pastagens. Ainda, segundo a pesquisadora Márcia Silveira, houve um grande interesse pela possibilidade de redução de períodos de vazio forrageiro com o uso de forrageiras em sucessão.