A comissão jovem do Sindicato Rural de Dom Pedrito, Agro Jovem, realizou a 4ª edição do Encontro Agro Jovem, e aconteceu no restaurante do Parque de Exposições Juventino Corrêa de Moura.
Com um público estimado em 100 pessoas, o evento contou palestra do médico veterinário da Estância Guatambu, Carlos Suñé de Blanco, que foi recepcionado pela presidente da Agro Jovem, Isadora Hermann Pötter, e pelo presidente da Associação e Sindicato Rural de Dom Pedrito, Luiz Augusto Gonçalves.
Carlos falou sobre os "Aspectos contribuintes para a intensificação dos sistemas pecuários", usando como exemplo o trabalho que realiza na Estância Guatambu. O veterinário iniciou sua explanação falando da importância do estágio, uma vez que o público era formado basicamente por estudantes das áreas agrárias, do compromisso e dedicação que se deve ter para com o trabalho, mencionando seu caso, que antes de se tornar o responsável técnico pelo setor de pecuária da Estância, estagiou no local.
O médico veterinário citou alguns modelos de sistemas pecuários, que, em sua opinião, são eficazes e tem retorno breve. Entre eles, o que utiliza integração com agricultura, raças com excelência genética, e no caso dos que têm ciclo completo, intervalo entre partos de 365 dias.
Outro ponto bastante mencionado pelo médico veterinário foi a importância de manejar o campo nativo que, conforme ele, precisa de cuidados tanto quanto as lavouras, para que possa ser melhor aproveitado na gestão nutricional dos animais. E falando em nutrição, o veterinário destacou que "pequenas melhorias na nutrição das categorias jovens podem antecipar um ano as fases da pecuária", uma vez que, dessa forma, as fêmeas com peso adequado podem acasalar mais cedo, antecipando o ciclo e gerando retorno financeiro mais breve.
Ao final, Carlos apontou três fatores importantes para administração dos sistemas pecuários: planejamento, gestão de dados e responsabilidade na produção, referindo-se, principalmente, ao respeito para com o meio ambiente.