Seja bem vindo ao site Rádio Difusora - Bagé RS!

Rural

Embrapa e Senar realizam workshop para técnicos do BPA

Publicada em 29/03/17 às 22:16hRádio Difusora - Bagé RS

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Embrapa e Senar realizam workshop para técnicos do BPA
 (Foto: Manuela Bergamim)
Repartir experiências e habilitar novos técnicos para atuar no Programa Boas Práticas Agropecuárias (BPA) em bovinos de corte. Este foi o objetivo do Workshop do BPA, realizado nos dias 23 e 24/03, na Embrapa Pecuária Sul. Esta capacitação é uma atividade realizada periodicamente para nivelar conhecimentos de profissionais que trabalham na assistência técnica aos pecuaristas. A Embrapa Pecuária Sul é a responsável pelo BPA em bovinos de corte em toda a região Sul do Brasil e atua em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) no desenvolvimento do Programa.

O programa BPA visa identificar pontos críticos que limitam a produtividade e competitividade dos sistemas produtivos. Além disso, busca disponibilizar tecnologias para promover o aumento da renda e a conquista de novos mercados. Inicialmente, o Programa foi implementado na região Centro-Oeste, em 2004, e no estado gaúcho, em 2008, em um projeto-piloto dos produtores dos Campos de Cima da Serra (Aproccima).

Durante o evento, em que se buscou também explanar as experiências vividas por técnicos que acompanham o andamento do Programa em algumas propriedades gaúchas, foram debatidos os principais temas vinculados ao programa. Um de seus objetivos é a implantação de protocolos que buscam a sustentabilidade econômica, social e ambiental nas propriedades rurais. Estas aderem ao Programa de maneira voluntária, por meio dos sindicatos rurais de cada município. Após a adesão ao BPA, os proprietários rurais passam por treinamentos e consultorias realizadas pelo Senar. Estas atividades, inclusive, são um diferencial para os pecuaristas gaúchos, pois é somente no Rio Grande do Sul que elas ocorrem. 

Após a implantação das melhorias apontadas pelo BPA em Bovinos de Corte na propriedade, a Embrapa e o Senar emitem um laudo de implantação de Boas Práticas Agropecuárias, com dois anos de duração, que atesta sua adequação ao Programa. Para o Senar e a Embrapa, no entanto, a principal vantagem para o pecuarista em aderir ao Programa é a organização da propriedade da porteira para dentro.

"As propriedades que adotam o BPA em Bovinos de Corte Sul comunicam isso para a sociedade, mostrando que a pecuária é feita ali respeitando questões ambientais sociais, com foco no produto final de qualidade", enfatiza a Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pecuária Sul, Estefanía Damboriarena. Para tanto, tais propriedades precisam se submeter a avaliações e auditorias que as colocam em distinção.



ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:









-
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Fan Page
Contatos: (53) 3242 6471 - (53) 3241 2069 - WhatsApp: (53) 9 9901 8258
Copyright (c) 2022 - Rádio Difusora - Bagé RS - Todos os direitos reservados
Rádio Difusora - Bagé RS
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD