A colheita das lavouras de milho para grão está com 50% da área já concluída, com produtividades superando as expectativas iniciais, cuja média é de 6.019kg/ha. Já em lavouras de sequeiro, as produtividades variam de 100 a 150 sacas por hectare, enquanto que em lavouras irrigadas, variam de 200 a 250 sacas por hectare.
De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, os grãos apresentam boa qualidade, sem a presença de grãos avariados. Atualmente, 26% das lavouras de milho estão maduras e por colher, 20% em enchimento de grãos, 3% estão em floração e 1% das áreas está em germinação e desenvolvimento vegetativo.
Esperando obter um produto de melhor qualidade e maior preço, muitos produtores estão investindo na construção de silos secadores em alvenaria para armazenagem do milho grão na propriedade.
As lavouras de milho chamado "safrinha" implantadas desde janeiro apresentam bom stand de população de plantas e bom desenvolvimento vegetativo, devido às condições climáticas favoráveis. Há relatos de ataque da lagarta em algumas lavouras, exigindo aplicação de inseticida para seu controle.