Seja bem vindo ao nosso site Rádio Difusora - Bagé RS difusorabage.com.br!

Rural

Financiamento privado faz crescer necessidade pelo seguro rural

Publicada em 11/02/17 às 00:52hRádio Difusora - Bagé RS

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Financiamento privado faz crescer necessidade pelo seguro rural
Em tempo de cortes no setor público, o governo federal endureceu a liberação de novos financiamentos, medida que refletiu diretamente na agricultura brasileira. Diante disso, muitos produtores devem usar recursos próprios para planejar a safra 2016/2017. Estima-se que 65% dos produtores de arroz devem recorrer a parcerias com revendas ou usar recursos próprios para financiar o próximo plantio.

 Frente a esse cenário, o risco da atividade fica ainda maior, sendo que na última safra as perdas devido a enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul ocasionaram prejuízos de aproximadamente R$ 150 milhões para os arrozeiros, conforme dados do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Suscetível a riscos climáticos, a agricultura brasileira tem pouco mais de 15% da sua área coberta por seguro agrícola.

 Apesar do baixo percentual, o volume de contratações de seguro agrícola mais que dobrou no país entre 2011 e 2014, conforme dados oficiais e disponibilizados no site do Ministério da Agricultura. De acordo com o especialista em seguro rural e diretor da Tovese Seguradora, Otavio Simch, é possível verificar que em 2012 o país tinha 7,9% da área plantada com seguro, e no final de 2014 este percentual chegou a 14,1%. Ao comparar, no entanto, com os Estados Unidos que têm 92% da área plantada cobertas com seguro privado, fica visível que o Brasil precisa avançar com o seguro da lavoura. "Com um avanço rápido, poderemos começar a sonhar com o seguro de renda, que é o melhor mecanismo para o produtor", garante.

 Outro ponto de extrema relevância destacado pelos especialistas na hora de contratar o seguro rural é que ele busque entender bem o que está contratando e o como vai funcionar o pagamento do sinistro. Uma das opções é o seguro por talhão, que apresenta melhor retorno do que o realizado por média da propriedade. O custo entre as duas modalidades é quase o mesmo, mas enquanto a primeira opção considera apenas a parcela da propriedade atingida, a segunda faz uma média geral da área contratada. "É comum o produtor olhar apenas só o que vai pagar e esquece o que está sendo coberto. O produtor precisar ficar atento para identificar a melhor proposta. O produtor precisa olhar o seguro como investimento, assim como qualquer tratamento cultural ou de assistência técnica", explica o especialista.

 Outro bom exemplo de opções de seguro disponível no mercado é o Arroz Protegido, criado há três anos através de uma parceria entre a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e a Tovese Corretora de Seguros, com o apoio da AgroBrasil. A proposta busca proteger o produtor de fenômenos climáticos, tais como granizo e vendaval. Além disso, um dos diferenciais do arroz protegido é a opção da chamada cobertura de replantio por excesso de chuva ou inundação da lavoura. "Ao longo do tempo conseguirmos reduzir ao máximo os prejuízos dos produtores. É preciso avançar rapidamente na contratação dos seguros para as lavouras. Tanto mais lavouras seguradas menos problemas o setor terá para administrar em futuros eventos climáticos", observa Simch.

 Durante a vigésima-sétima edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que ocorre de 16 a 18 de fevereiro na Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha (RS), a Tovese estará esclarecendo os produtores as dúvidas sobre seguro rural. A empresa contará com dos pontos de atendimento, sendo um deles localizado nas vitrines tecnológicas. 

Texto: Emerson Alves/AgroEffective



ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Brasil 61

Carregando...

Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Fan Page
Contatos: (53) 3242 6471 - (53) 3241 2069 - WhatsApp: (53) 9 9901 8258
Copyright (c) 2024 - Rádio Difusora - Bagé RS - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD