A vigésima-sétima Abertura Oficial da Colheita do Arroz que ocorre entre os dias 16 e 18 de fevereiro na Estação Experimental do Arroz, do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), em Cachoeirinha, vai contar em sua programação com uma série de palestras técnicas na quinta-feira, dia 16. Um dos temas será sobre os Sistemas Integrados e Manejo Conservacionista. Lavoura do Futuro, papel do Irga, papel de outras Instituições, com o mestre em Ciência do Solo e Pesquisador do Irga, Felipe Selau.
O objetivo do painel é abordar a evolução do manejo conservacionista dos solos arrozeiros no Rio Grande do Sul desde os primórdios, como foi feito, até os dias atuais. A partir deste balanço, serão discutidos quais os efeitos desse tipo de manejo nas áreas cultivadas com arroz.
O debate contará com os painelistas Ibanor Anghinoni, PhD e professor em Ciência do Solo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Consultor Técnico do Irga, o professor Enio Marchesan, Doutor em Fitotecnia e professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e Jair Buske, produtor em Agudo (RS).
A Abertura Oficial da Colheita é organizada pela Federação das Associações dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz).