Seja bem vindo ao nosso site Rádio Difusora - Bagé RS difusorabage.com.br!

Rural

Javali é tema de evento na Associação Rural de Bagé

Publicada em 29/11/16 às 15:58hRádio Difusora - Bagé RS

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Javali é tema de evento na Associação Rural de Bagé
 (Foto: Divulgação)
No dia 5 de dezembro, segunda-feira, às 18h, a Associação e Sindicato Rural de Bagé sedia no salão nobre o evento "Javali em Debate". Uma realização da entidade, do programa Juntos para Competir, Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Irrigação , através das Câmaras Setoriais e Temáticas, Associação Brasileira de Criadores de Ovinos - ARCO, com apoio da Associação Bageense de Criadores de Ovinos - ABACO.

A iniciativa do evento surgiu ainda na 104ª Expofeira de Bagé, numa conversa informal entre diretores da entidade ruralista e representantes da Secretaria Estadual da Agricultura e Sebrae. Preocupados com os frequentes ataques de javali em toda a região a animais e plantações, os responsáveis pelas entidades decidiram investir num evento em que os produtores rurais pudessem discutir o problema e ouvir de especialistas no assunto possíveis soluções.

O javali foi introduzido em criações na Argentina e no Uruguai, de onde ingressou no Rio Grande do Sul. Como o animal é originário da Europa, não encontra predadores naturais aqui. Sua reprodução aumenta gradativamente. Uma fêmea de javali tem em média dois partos por ano. Pode ter até 10 filhotes por parto. Quando a javali-mãe está no segundo parto, as filhas da ninhada já estão se reproduzindo. Ou seja, uma fêmea pode produzir, em 12 meses, 20 filhos e 50 netos.

Estima-se que no Rio Grande do Sul haja mais de meio milhão de javalis, que integra a lista das cem piores espécies exóticas invasoras do planeta. As regiões mais afetadas são as dos municípios de Santana do Livramento, Rosário do Sul, Alegrete, Barra do Quaraí, São Gabriel e Dom Pedrito.

Programação:

18h - Abertura
18h30 - "Javali: problemas e possíveis soluções para o produtor rural", Marcelo Wallau, engenheiro agrônomo e um dos autores do livro "Javali no Pampa - Contexto, Biologia e Manejo"
19h - "O Javali no Rio Grande do Sul", Antônio Carlos de Quadros Ferreira Netto, diretor do Departamento de Defesa Agropecuária - DDA/SEAPI
19h30 - Depoimentos de controladores de Javali que atuam junto ao grupo CMPC - Celulose Riograndense
20h - Depoimentos de produtores
20h30 - Painel de Debates, com moderação de Rodrigo Rizzo, coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas/SEAPI



ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Brasil 61

Carregando...

Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Fan Page
Contatos: (53) 3242 6471 - (53) 3241 2069 - WhatsApp: (53) 9 9901 8258
Copyright (c) 2024 - Rádio Difusora - Bagé RS - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD