Plataformas colaborativas podem agregar valor ao agronegócio
Publicada em 28/09/16 às 15:13hRádio Difusora - Bagé RS

(Foto: Kátia Marcon)
No 31º Congresso Nacional de Milho e Sorgo, que está ocorrendo em Bento Gonçalves até esta quinta-feira, 29, o diretor de Acesso ao Mercado da divisão agrícola da Bayer do Brasil, Ivan Moreno, relatou a plataforma colaborativa criada pela empresa para conectar pessoas e serviços do agronegócio. Moreno destacou a importância do trabalho em rede e como esse fato pode agregar valor ao produto agrícola brasileiro.
De acordo com Moreno, a economia colaborativa tem basicamente quatro princípios que podem ser aplicados ao cenário de negócios. Os dois primeiros são a transparência e o empoderamento. "O poder que antes tinha do grande contra o pequenininho acabou porque, hoje em dia, qualquer pessoa com um celular e uma história, consegue fazer um negócio viralizar e acabar com a reputação de uma empresa. Ou seja, transparência é regra de jogo a partir de agora, não dá mais para uma empresa, um produtor, um distribuidor não ser transparente no que está comunicando para o mercado por conta do empoderamento das pessoas".
Os outros dois princípios, explicou Moreno, são os de abertura e colaboração. "Nenhuma empresa pode mais ter a empáfia ou a arrogância ou a expectativa de que toda a solução que ela precisa entregar para o cliente dela ela vai ser capaz de desenvolver. As empresas precisam estar abertas à colaboração externa para melhorar o seu negócio", apontou ele.
Esses quatro princípios, de acordo com o representante da Bayer, podem mudar a regra do jogo de negócios estabelecidos. "Nas plataformas colaborativas não se fala apenas em cadeia, mas em redes, conexões e intermináveis possibilidades de relações e negócios, propiciando um ambiente colaborativo propício para que os agricultores passem a ter negócios mais sólidos e menos vulneráveis", concluiu Moreno.
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