O ministro da agricultura, Blairo Maggi, esteve na Câmara dos Deputados, nesta semana. O deputado federal Afonso Hamm participou de reunião e apresentou algumas pautas voltadas ao setor do agronegócio.
Milho e Sorgo
Hamm entregou o convite para o XXXI Congresso Nacional de Milho e Sorgo, que será realizado em Bento Gonçalves, entre os dias 25 a 29 de setembro. A Comissão organizadora do evento, presidida por Zeferino Chielle, programou uma palestra que ficará a cargo do ministério, titulada como Economia Mundial e seu impacto no agronegócio de milho e sorgo. O evento promovido pela Associação Brasileira do Milho e Sorgo, Fepagro, Emater e Embrapa.
Plantio Direto
Também foi entregue o convite para o 15º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha, que será realizado nos dias 20 a 22 de setembro, em Goiânia. A entrega contou com a presença da coordenadora de relações institucionais da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação. Afonso Hamm é autor do Projeto de Lei 3908/2015 que institui o Dia Nacional do Plantio Direto.
Vinhos
Junto com o diretor técnico do Instituto Brasileiro do Vinho, Leocir Bottega, foi tratado sobre o pedido para a redução na cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados para vinhos, espumantes, cachaças e licores. A expectativa do setor é a publicação de um decreto presidencial, reduzindo o IPI do vinho de 10% para 6% para este ano e 5%, a partir do próximo ano.
Ovinos
Durante o encontro com o ministro, Hamm aproveitou para apresentar a demanda da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos - ARCO - junto ao Ministérios da Agricultura e da Fazenda, visando a inclusão de linha de crédito de retenção de matrizes ovinas e caprinas. Esta pauta, que ainda não foi aprovada no Conselho Monetário Nacional, contemplará mais de um milhão de produtores de ovinos e caprinos do país.
Lei do Abigeato
Ao tratar com Maggi sobre a Expointer, que inicia neste dia 27 em Esteio, e que contará com a presença do ministro, Hamm ressaltou sobre a nova lei de sua autoria, que prevê penas mais graves para o crime de furto de animais - abigeato. O assunto também será tratado na Expointer.