Caçapava do Sul sedia Curso de Guasqueiro e recupera tradição
Publicada em 29/07/16 às 19:11hRádio Difusora - Bagé RS

(Foto: Emater/RS-Ascar)
O aproveitamento do couro e o resgate e valorização da profissão de guasqueiro motivaram a realização do Curso de Artesanato Rural em Couro/Ofício de Guasqueiro, realizado nesta semana, de 25 a 27 de julho, em Caçapava do Sul, promovido pela Emater/RS, através dos escritórios de Caçapava do Sul e Regional de Bagé. Participaram técnicos, produtores e jovens dos municípios de Rosário do Sul, São Gabriel, Lavras, Candiota, Hulha Negra e Caçapava do Sul.
Realizado na Escola Técnica Estadual Dr. Rubens da Rosa Guedes, o curso apresentou técnicas de artesanato em couro, como estaqueamento e preparo do couro, com o objetivo de recuperar a cultura e a profissão de guasqueiro que, apesar de muito antiga, está desaparecendo e as novas gerações poucos são as que conhecem esta arte.
Durante o curso, foram repassadas dicas de confecção de botões, pregas, corredores, passadores e alguns tipos de costura. Os participantes fizeram algumas peças, como bainha de faca, chaveiros, cintos, cabeçadas, rédeas e maneias, entre outras.
Além de resgatar a tradição, o curso de guasqueiro possibilita aos participantes uma alternativa viável de renda extra na propriedade, e que pode ser desenvolvida por pessoas de qualquer idade. Um artigo produzido em couro cru tem um alto valor agregado, que o torna diferenciado de peças industrializadas.
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.
Deixe seu comentário!