Seja bem vindo ao nosso site Rádio Difusora - Bagé RS!

Rural

Grupo de trabalho vai enfrentar o carrapato no RS

O carrapato transmite a doença da Tristeza Parasitária Bovina, que é a maior causa de morte entre os bovinos

Publicada em 16/05/16 às 18:57hRádio Difusora - Bagé RS

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Grupo de trabalho vai enfrentar o carrapato no RS
 (Foto: Divulgação)
     O carrapato causa prejuízos de mais de 350 milhões de reais no Rio Grande do Sul. O pequeno ácaro é responsável pela transmissão da Tristeza Parasitária Bovina, enfermidade que é a maior causa de morte de bovinos no RS e a que provoca o maior gasto com produtos para tratamento. Para combater o problema e conscientizar os produtores sobre a importância do correto controle do problema, a Secretaria da Agricultura em parceria com outras entidades criou um grupo de trabalho que vai elaborar um plano de ação a ser adotado no estado. "A intenção é criar um programa de Estado, que seja perene", explica um dos coordenadores do grupo, Ivo Kohek Jr, da Seapi.

     O fiscal estadual agropecuário Endrigo Pradel está concluindo tese de mestrado sobre o tema e afirma que o principal erro do produtor é o controle feito no momento inadequado, já que os banhos são feitos quando o produtor vê o carrapato no animal. "É preciso conhecer o ciclo, para realizar um trabalho estratégico, evitando a reinfestação", afirma. Cada fêmea que cai no solo produz três mil larvas, em três ciclos por ano.

     O diretor do DDA, Antonio Ferreira Neto, colocou o departamento de Educação Sanitária da Seapi à disposição para começar um trabalho de conscientização dos produtores em parceria com o Senar. O presidente em exercício do CRMV-RS, José Arthur Martins afirmou que o tema do carrapato será abordado no V Fórum de Responsabilidade Técnica e Sanidade na Produção Animal, evento promovido pelo Conselho durante a Expointer.

     O grupo, que conta com a participação da Seapi, Emater, Embrapa Pecuária de Corte, Fepagro, Farsul, CRMV-RS, Sindicatos Rurais e universidades, deve se reunir periodicamente.



ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:









-
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Fan Page
Contatos: (53) 3242 6471 - (53) 3241 2069 - WhatsApp: (53) 9 9901 8258
Copyright (c) 2022 - Rádio Difusora - Bagé RS - Todos os direitos reservados
Rádio Difusora - Bagé RS
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD