Seja bem vindo ao nosso site Rádio Difusora - Bagé RS!

Política

Projeto autoriza o cultivo de erva-mate em áreas de preservação

Publicada em 24/06/16 às 22:09hRádio Difusora - Bagé RS

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Projeto autoriza o cultivo de erva-mate em áreas de preservação
 (Foto: Divulgação)
Símbolo dos gaúchos, a produção de erva-mate é uma das bandeiras defendidas pelo deputado federal Afonso Hamm, que apresentou junto à Câmara dos Deputados, na última terça-feira, 21, o Projeto de Lei 5650/2016, que autoriza o plantio de erva-mate em Área de Preservação Permanente (APP) na pequena propriedade.

 Atualmente, o cultivo da erva-mate abrange cerca de 180 mil propriedades dos estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, este último responsável por pelo menos 75% da produção nacional, e emprega, direta e indiretamente, mais de 700 mil pessoas.

 Para o deputado, esse é um dos principais motivos pelos quais o cultivo da erva-mate alcançou relevante aspecto social. "O produto é cultivado especialmente em pequenas e médias propriedades, tornando-se uma significativa fonte de renda de centenas de famílias, garantindo dignidade e futuro para milhares de homens e mulheres", destaca.

 No teor do projeto, Hamm também aborda a questão da Nova Lei Florestal, que obriga o produtor rural a manter uma faixa de vegetação nativa ao longo dos cursos d'água e dos lagos, a qual não pode ser suprimida, alterada ou manejada, salvo em situações excepcionais autorizadas pelos órgãos competentes.

 Embora seja importante para a sustentabilidade ambiental da propriedade rural, Afonso Hamm argumenta que a medida retira do produtor terras passíveis de exploração econômica. "Isso pode não ser um problema para o grande ou médio produtor rural, mas impõe uma limitação significativa, do ponto de vista econômico, para os pequenos proprietários, sobretudo nas regiões mais acidentadas e com muitos cursos d'água, reduzindo sua renda e aumentando sua vulnerabilidade financeira."

 O objetivo do PL é possibilitar, ao pequeno agricultor, o cultivo da erva-mate em Áreas de Preservação Permanente, desde que feito de forma ambientalmente correta e com autorização dos órgãos competentes.



ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:









-
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Fan Page
Contatos: (53) 3242 6471 - (53) 3241 2069 - WhatsApp: (53) 9 9901 8258
Copyright (c) 2022 - Rádio Difusora - Bagé RS - Todos os direitos reservados
Rádio Difusora - Bagé RS
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD