O projeto "A Gesture Detection Glove for Human-Computer Interaction", desenvolvido dentro do grupo de pesquisa GAMA (Grupo de Arquitetura de Computadores e Microeletrônica) do Campus Alegrete da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) foi o vencedor da CASS Student Design Competition. A competição reúne anualmente equipes de estudantes de todo o planeta que apresentam projetos na área de circuitos e sistemas.
A equipe da Unipampa, formada pelos acadêmicos Felipe Antunes Quirino, do curso de Ciência da Computação, Marcelo Romanssini, da Engenharia Elétrica e pelos estudantes do ensino médio, Enzo Weber e Rafael Dorneles, orientados pelo professor Alessandro Girardi, levou para a competição o projeto que consiste em uma luva de captação de gestos.
A luva pode ser utilizada para conversão de palavras soletradas no alfabeto da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em texto digitado em dispositivos móveis apenas com o movimento das mãos.
A luva é composta por 6 acelerômetros e giroscópios conectados em um microcontrolador que lê as informações de aceleração linear e angular dos dedos da mão e transfere os dados via Bluetooth para um computador ou smartphone. Com os dados, uma aplicação identifica o padrão dos movimentos e os converte em um caractere e no seu som correspondente. Desse modo, o aplicativo reproduz o som das palavras soletradas em Libras, possibilitando facilitar a comunicação de pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva.
A luva de captação de gestos também possibilita a digitação de texto em dispositivos móveis apenas com o movimento de gestos das mãos. O protótipo desenvolvido tem baixo custo, cerca de cem dólares, e pode ser utilizado facilmente por qualquer pessoa com um tempo mínimo de treinamento.
De acordo com o professor Alessandro Girardi, a partir da premiação, o grupo pretende melhorar ainda mais o projeto, inserindo mais funcionalidades e desenvolvendo novas aplicações para a luva nas áreas de games, biomedicina e educação de surdos. Girardi espera que esta premiação motive os demais alunos a acreditarem que é possível produzir tecnologia inovadora na região do Pampa Gaúcho e que a partir disso outras conquistas possam surgir.