O processo da Consulta Popular (CP-2018/2019) já começou. A CP é um instrumento de participação da sociedade, que define diretamente parte dos investimentos que constarão no orçamento do Estado. Em maio, o Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) de Bagé definiu, na Câmara de Vereadores, algumas demandas que integraram a cédula de votação da assembleia do Conselho Regional de Desenvolvimento da Campanha (Corede Campanha), que posteriormente as aprovadas estão compondo a cédula de votação da Consulta Popular.
Os quatro projetos mais bem votados foram os das áreas de Segurança Pública; Educação (criação de um laboratório tecnológico); Política Pública para as Mulheres e Saúde (ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde, vinculados ao SUS). A próxima etapa do processo será a votação online nos próximos dias 26, 27 e 28 de junho, através do site www.consultapopular.rs.gov.br, ou via SMS pelo número 27902, onde apenas um projeto será beneficiado com a quantia de R$ 3,04 milhões, recebido pelo Corede Campanha, dos R$ 80 milhões que o Estado irá disponibilizar em 2018.
Além de Bagé, fazem parte do Corede as cidades de Hulha Negra, Candiota, Aceguá, Dom Pedrito, Lavras do Sul e Caçapava do Sul, sendo todas contempladas com os projetos votados. Apenas a proposta de Política Pública para as Mulheres beneficiaria o trabalho que vem sendo realizado pela Coordenadoria da Mulher em Bagé, que é o único desses municípios que desenvolve ações para esse setor.