Pela segunda vez seguida não houve quórum na reunião ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPEDE) de Bagé. O encontro foi realizado na manhã deste dia 22, no salão de atos do Caminho da Luz. Embora a falta de quórum não tenha permitido a discussão de temas, os conselheiros presentes debateram sobre diferentes assuntos relativos à estruturação e funcionamento do COMPEDE.
Um dos temas na conversa foi a respeito da presença dos representantes de secretarias municipais no Conselho. O presidente do Conselho, Ruibar Freitas, informou que houve o encaminhamento de um ofício às secretarias que compõem o colegiado para que indiquem seus representantes - e que os mesmos compareçam às sessões. Até o momento, desde a posse da nova gestão em 2017, as secretarias municipais de Cultura e Turismo (Secult) e de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) não participaram de nenhum encontro.
Por outro lado, os conselheiros reconheceram a participação dos representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (SMASI, com a conselheira Gládis D´Avila) e da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (SSM - conselheiro Luís Diego Soares) que participam da maioria dos encontros - Soares não compareceu desta vez, mas avisou os integrantes do Compede com antecedência que estaria ausente.
A visibilidade e divulgação das ações e importância do Compede foi outro tema debatido na reunião. Os conselheiros apresentaram sugestões de pautas que devem ser debatidas nas reuniões e formas para melhorar a comunicação com a comunidade, destacando a necessidade de ações do Conselho. Por outro lado, a participação dos próprios conselheiros nas reuniões foi destacada como ponto principal a ser trabalhado.
A próxima reunião do Compede foi antecipada para dia 12 de junho, às 8h30min, no Caminho da Luz. Uma das propostas que deve ser debatida será a escolhida de um novo vice-presidente para o órgão, já que a conselheira Cimone Halberstadt ocupava a função como representante da Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, mas como desvinculou-se do órgão, será necessário o encaminhamento de outro representante da Secretaria. Cimone permanece como conselheira, representando a Associação Bageense de Pessoas com Deficiência e Familiares (Abadef).