De acordo com a Lei 10.436, decretada em 2002, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida oficialmente como meio de comunicação e expressão no Brasil. A Lei também determina como dever dos órgãos públicos o incentivo ao uso e difusão da Língua. Com o intuito de divulgar a Língua e a cultura surda e assim, estimular o seu aprendizado, a Unidade da Uergs em Bagé realiza o projeto "Expolibras: Socializando Libras na Uergs", que produzirá um material didático para servir de subsídio para qualquer pessoa que tenha interesse na Língua.
Para a professora Quéli Morais, "a produção do material possibilita uma análise minuciosa de cada sinal, exige o estudo de cada parâmetro e elemento de direcionalidade para que o mesmo possa ser compreendido por aqueles que não detém este conhecimento ou o percebe apenas na superficialidade".
Além disso, o projeto incentiva os professores a terem um olhar empático e preocupado com as diferenças, através de uma educação bilíngue. "A proposta bilingue é fazer com que o professor consiga desenvolver novas metodologias a partir do conhecimento da língua, o que se torna praticamente impossível quando este profissional pensa, concebe metodologias a partir da sua primeira língua, o português, sem levar em consideração que a primeira língua das pessoas surdas é a Libras", acrescenta a professora.