Desde a última semana os serviços do Ônibus Lilás estão disponíveis para a comunidade de Bagé. O veículo faz parte da Rede Lilás que articula ações coordenadas junto às instituições que promovem acesso, segurança, saúde, educação, assistência social, inclusão mercado de trabalho e justiça, para que mulheres gaúchas, inclusive as do campo, saiam do ciclo de violência doméstica.
A unidade móvel é o resultado de uma articulação junto à Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos do Estado do Rio grande do Sul e, até o momento já foram realizados cerca de 120 atendimentos. A ação teve início no bairro Damé e já percorreu vários bairros da cidade, como Ivone, Ivo Ferronato, Stand, Vila Miséria, Aeroporto, Tiarajú e São Domingos, entre outros. No último sábado (28), os atendimentos foram realizados na zona rural de Palmas.
A estrutura ofertada contou com ações de incentivo para que a comunidade fosse de encontro aos atendimentos, entre eles teste de visão, Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), onde foram ofertados cursos profissionalizantes, Universidade da Região da Campanha (Urcamp), com orientação nutricional; Empresa Mary Kay, Casa de Cursos e Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac), que proporcionaram dicas de maquiagem e embelezamento; Emater, através de ações de capacitação rural e Rodarte, com apresentações artísticas.