Na tarde deste dia 19 o professor do Instituto Municipal de Belas Artes (IMBA), Guilherme Cassão Marques Bragança, esteve no Caminho da Luz. Ele foi recepcionado pelo presidente da instituição, Ruibar Freitas. O objetivo foi tratar sobre a possibilidade de uma parceria para atividades de musicalização para os assistidos do Caminho da Luz por meio de professores e alunos do Imba.
Bragança tratou sobre o projeto "Melodias de Luz", idealizado pela direção do IMBA (por meio dos professores Flávio Dutra e Elizabeth Infantini - ela que atuou como musicoterapeuta no Caminho da Luz por muitos anos) e pelo presidente da Associação dos Amigos do IMBA (Amimba), Lucas Barres. A iniciativa visa aproximar o Instituto da comunidade e vice-versa, por meio de ações descentralizadas de musicalização, com a participação de alunos, com acompanhamento de professores.
Nos próximos dias haverá um encontro da direção do Caminho da Luz com a direção do IMBA. A ideia é proporcionar que os assistidos da instituição possam ter contato com os instrumentos e desenvolver potencialidades musicais. "O que nos importa é o sorriso das crianças. E a participação do Caminho da Luz vai auxiliar no desenvolvimento da sensibilidade dos alunos", pondera Bragança.
"Para nós é uma grande alegria esta iniciativa por parte do IMBA. Ainda estamos em uma fase inicial, mas temos certeza de que a ideia é inovadora, importante e irá trazer benefícios não apenas para os alunos, como parte de uma ação social, como para os assistidos e suas famílias, que terão contato com o mundo da música sem precisar se deslocar do Caminho da Luz até o Instituto", destaca o presidente Ruibar Freitas.
Parceria com Urcamp
Bragança também é professor do curso de Farmácia da Universidade da Região da Campanha (Urcamp). Aproveitou a oportunidade para colocar a estrutura dos cursos da área de Saúde da instituição de ensino superior, em nome da coordenadora do Centro de Ciências da Saúde, professora Mônica Palomino de Los Santos, visando a parcerias com o Caminho da Luz. No próximo dia 26 a equipe do Caminho da Luz deverá se reunir com Mônica para iniciar as tratativas que podem resultar em ações conjuntas entre a universidade e a instituição.