A abertura da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza tem início nesta segunda-feira (23). A vacina, disponibilizada para pessoas que integram os grupos prioritários, protege sobre os três subtipos do vírus da gripe que mais circulam no último ano no Hemisfério Sul, H1N1, H3N2 e influenza.
O grupo prioritário da campanha são pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a quatro anos 11 meses e 29 dias, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, sistema prisional e professores, todos com devida identificação. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação.
A vacina está disponível nas unidades de saúde e no posto Camilo Gomes, que a partir do dia 23 de abril até final de maio vai trabalhar com horário estendido, das 8h às 20h sem fechar ao meio dia. Segundo a coordenadora do setor de imunizações do Município de Bagé, Tatiana Miranda, os imunológicos já estão sendo entregues hoje (19) para as 23 equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) do município, todas com vacinadores capacitados e orientados para a abertura da campanha.
Tatiana também salienta a importância para que as pessoas se vacinem dentro do prazo da campanha para evitar gripe e seus possíveis agravamentos, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir a proteção. "As vacinas inativas contra influenza são bastante seguras. Mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza e suas complicações", ressaltou.