A Prefeitura de Bagé, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI) e do Procon/Bagé, anunciou a sanção de quase R$ 2 milhões a duas operadoras de telefonia que atuam na região. De acordo com o titular da SDI, Bayard Paschoa Pereira, as empresas Vivo e Tim foram notificadas por não oferecerem atendimento presencial em Bagé, uma exigência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para cidades com mais de 100 mil habitantes. "A multa da operadora Vivo é de R$ 1,2 milhão, enquanto a da Tim é de R$ 750 mil. Esperamos que com essa medida as empresas cumpram o que exige a Anatel", afirma.
O titular da SDI ressalta que, atualmente, o Procon funciona "quase como um escritório de luxo" das empresas, tamanha a demanda de reclamações, o que confirmou o responsável pelo órgão, Fábio Laud. "É importante destacar que a Vivo conta com duas franquias em Bagé, entretanto, são apenas comerciais. Muitas vezes, o consumidor procura a loja para resolver o problema, sai de lá com um novo prefixo e o problema dobrado. As reclamações que chegam no Procon alcançam mais da metade da porcentagem de atendimento mensal", fala Bayard.
As empresas serão acompanhadas pelos fiscais da secretaria para que soluções sejam encontradas.