O GMS, primeiro "Guia de Mídias Sociais: redação, conteúdo e linguagem" da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), está disponível para download. Em formato de livro digital, o material tem o objetivo de promover uma comunicação mais transparente e participativa. O GMS faz parte de um projeto desenvolvido durante um ano pela Assessoria de Comunicação Social (ACS) em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (Ppgcic) da instituição, do Campus São Borja. Embora seja desenvolvido para a Unipampa, o material também visa contribuir com profissionais e estudantes da área.
Em 69 páginas, a obra aborda questões relativas à redação de notícias, à grafia de palavras e a orientações quanto ao estilo de comunicação e tipos de conteúdo. Para a construção do GMS, foi realizada pesquisa nas mídias sociais da Unipampa. A análise considerou as produções jornalísticas, o público que acessa e consome os conteúdos que a Unipampa compartilha, os assuntos publicados e o grau de envolvimento dos usuários em relação a cada temática. Os dados coletados permitiram elencar os erros e as dúvidas comuns nos textos jornalísticos da Unipampa, mapear o interesse público de cada conteúdo e o perfil do usuário das mídias sociais da instituição.
A partir dos resultados da pesquisa, também se identificou um alto índice de envolvimento com os conteúdos em formato de vídeo. Por isso, o GMS também desencadeou a criação de programas para o Youtube com descrição e periodicidade definidas. Os produtos em vídeo foram idealizados pela jornalista, Emanuelle Bueno, pelo programador visual, Luan Zubaran, e pelo técnico audiovisual, Ronaldo Estevam.
O Guia de Mídias Sociais faz parte de um projeto de autoria da jornalista da instituição, Emanuelle Bueno, com orientação da professora do Ppgcic, Renata Coutinho. O diferencial do material é a aliar teoria, pesquisa e prática, produzindo um conteúdo embasado em dados concretos. De acordo com a professora, o projeto foi concebido para servir como um guia de referência para a produção de conteúdo comunicacional da universidade nas mídias sociais, podendo vir a contribuir para o estabelecimento de um relacionamento mais próximo e transparente com os diversos públicos da instituição, seja na prestação de contas à comunidade ou na difusão do conhecimento produzido.
O "Guia de MídiasSociais Unipampa: redação, conteúdo e linguagem" está disponível para consulta no site da Unipampa e pode ser baixado de forma gratuita.