O deputado Afonso Hamm participou de reunião, nesta quarta-feira (4), no Ministério da Saúde, com o Coordenador-geral de Equipamentos e Materiais de Uso em Saúde, Thiago Rodrigues Santos, para tratar do processo de adesão do Plano de Expansão da Radioterapia da Santa Casa de Caridade de Bagé.
Com a presença do provedor da entidade, Airton Torres de Lacerda, e do vice-provedor, Jorge Moussa, o coordenador-geral confirmou que a instituição será mantida no Plano de Expansão até que sejam resolvidos os entraves documentais. "Estamos prorrogando os prazos para que a Santa Casa tenha condições de solucionar as pendências. Nossa expectativa é que os procedimentos de licitação e construção do bunker da radioterapia iniciem até o meio do ano", afirmou.
O segundo compromisso da comitiva foi com a diretora do departamento de Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social em Saúde (DCEBAS), Márcia Victória Paiva, que durante a audiência assegurou que haverá prorrogação dos prazos e orientou o provedor para que sejam procedidas as medidas saneadoras para o cumprimento dos requisitos obrigatórios à certificação.
Responsável pela articulação das agendas em Brasília, Hamm ressaltou que a prioridade é garantir que mais vidas sejam salvas. "O hospital presta serviços de qualidade para mais de 200 mil usuários de Bagé e região da Campanha. A radioterapia irá permitir um melhor tratamento oncológico aos pacientes, diminuindo o sofrimento das pessoas e acelerando o processo de recuperação", disse.
O provedor agradeceu ao deputado pelo comprometimento e salientou que a radioterapia está sendo tratada com atenção especial pela equipe da Santa Casa. "Saímos do Ministério da Saúde com as demandas bem encaminhadas e agora vamos trabalhar para garantirmos esse investimento importante para nossa comunidade", concluiu.
O município foi selecionado, em setembro de 2012, para receber o aparelho de radioterapia, bem como recursos na ordem de R$ 10 milhões para a construção do espaço destinado à realização dos tratamentos.