O principal evento regional voltado para a discussão da preservação do bioma pampa está de volta, em sua 8º edição. O BioUrcamp será realizado pela Universidade da Região da Campanha nos dias 5, 6 e 7 de abril. O primeiro dia ocorre integralmente no campus Central. As atividades dos outros dois dias serão realizadas no campus Rural. Durante três dias, além do debate sobre preservação, o evento irá colaborar para a formação e a troca de conhecimento entre acadêmicos, professores de diversas instituições, profissionais da área e a comunidade.
O objetivo do BioUrcamp é contribuir para o estabelecimento de relações entre teoria e prática, envolvendo alunos e comunidade na análise das questões ambientais e produtivas emergentes, tais como, florestamento, escassez de recursos hídricos, consequências da extração de minerais, monocultura/policultura, alternativas econômicas do turismo e outras. Entre as atividades do evento estão a mostra científica, minicursos, trilha ecológica, mesas de debates, palestras, luau, mostra fotográfica e apresentações teatrais e musicais.
A submissão de trabalhos de pesquisa vai até a próxima terça-feira, dia 20 de março. Dentro do assunto principal, os eixos temáticos são: tecnologia e inovação; gestão, sustentabilidade e políticas públicas; biodiversidade no bioma pampa; saúde e qualidade de vida; e desenvolvimento sustentável e as potencialidades no pampa gaúcho. Podem participar da mostra os professores e alunos de graduação e pós-graduação das diferentes instituições de nível superior. Outras informações sobre o regulamento estão disponíveis através do site do evento: biourcamp.urcamp.edu.br.
As inscrições, no valor de R$ 40, podem ser realizadas até o dia 6 de abril pelo site inscrições.eventos.urcamp.edu.br. O evento ocorre das 8h às 22h, nos três dias, e os inscritos terão espaço disponível para acampamento no Campus Rural da Urcamp.