O Sindicato dos Técnicos Agrícolas do RS - SINTARGS já tem nova diretoria. O pleito foi realizado durante Assembleia realizada no dia 10 de março, na sede da entidade, em Porto Alegre. A eleição teve a inscrição de apenas uma chapa, encabeçada pelo atual presidente do SINTARGS, Luiz Roberto Dalpiaz Rech, e é composta por técnicos agrícolas da EMATER, Irga, Seapi, SDR, prefeituras, cooperativas, Fepagro, escolas técnicas, entre outros. O Secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, também integra a diretoria.
A nova diretoria dará sequência ao trabalho desenvolvido até então, sempre a valorização e o reconhecimento do Técnico Agrícola, tanto no setor público como no setor privado. O presidente eleito comemora a aprovação do PLC 145/2017, que cria o Conselho Profissional dos Técnicos, já aprovado na Câmara e no Senado, devendo ser sancionado ainda neste mês de março.
Atualmente, os técnicos agrícolas são submetidos ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e aos Conselhos Regionais (CREAs). A criação do Conselho próprio, conseguida com muito trabalho, junto aos técnicos industriais, valoriza a categoria.
Os Técnicos Agrícolas e Industriais respondem por 43% dos profissionais registrados no sistema CONFEA/CREA, porém não têm direito à representação em nenhuma instância deliberativa, nem a serem votados para cargos eletivos.
Fundado em 1987, com sede em Porto Alegre, o SINTARGS representa 12 mil técnicos agrícolas de um universo de 35 mil profissionais que atuam no Rio Grande do Sul.