Na quarta-feira (14), às 14h, na Prefeitura de Bagé, um encontro deve reunir prefeitos das cidades afetadas pela estiagem nas regiões Sul e Campanha para debater suas demandas a serem levadas à Brasília no próximo dia 21. Em sua última viagem à capital brasileira, no final de fevereiro, o Prefeito de Bagé, Divaldo Lara, solicitou a articulação de uma reunião sobre o tema com a senadora Ana Amélia Lemos (PP).
Acompanhado do deputado federal Afonso Hamm (PP), Divaldo apresentou à senadora a situação da região, os prejuízos dos produtores rurais, o estado de emergência decretado pelo município e a atual situação de fornecimento de água para a população, que atualmente passa por racionamento de 12 horas diários.
O chefe do executivo também apresentou as medidas que vêm sendo tomadas em âmbito municipal para minimizar o problema, como a obra de ligação da barragem do Piraí com a Sanga Rasa, que permite maior tempo de abastecimento, e parcerias, como a ocorrida com o Exército, para o acréscimo de caminhões pipa para abastecimento de regiões mais distantes. A partir de então, Ana articulou a realização de uma audiência entre Divaldo e os Ministros da Integração Nacional, Helder Barbalho, e da Casa Civil, Eliseu Padilha.