Nestes dias 13 e 14 de março, representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região participam em Porto Alegre de uma plenária de avaliação da Força-tarefa nos frigoríficos. A programação inicia nesta terça-feira a partir das 9h, tendo por local a Câmara de Vereadores da capital gaúcha. A iniciativa é do Ministério Público do Trabalho. MPT reunirá parceiros das forças-tarefas frigoríficos e hospitais.
O evento tem o nome de "Encontro de Avaliação e Planejamento das Forças-Tarefas em Frigoríficos e Hospitais no Rio Grande do Sul". Haverá reuniões com os parceiros das ações realizadas. Os sindicatos foram convocados para participar da iniciativa, colocando suas avaliações sobre as ações realizadas.
Em 2015 o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul, em conjunto com o Ministério do Trabalho e com apoio de sindicatos de trabalhadores nas indústrias de alimentação iniciaram uma força-tarefa para avaliar as condições de trabalho nas plantas frigoríficas. O trabalho abrangeu plantas industriais de abates de aves, bovinos e suínos.
As inspeções comandadas pelo MPT e MTE resultaram no apontamento de diversas irregularidades no ambiente de trabalho de diversos frigoríficos, incluindo as unidades do Marfrg em Bagé e da Pampeano Alimentos, em Hulha Negra. Ambas as plantas foram interditadas para que realizassem adequações em máquinas e nos ambientes de trabalho, visando proporcionar melhor qualidade e segurança aos trabalhadores.