O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPEDE) realizou a primeira reunião ordinária de 2018 no último dia 8, nas dependências do Caminho da Luz. Na oportunidade foi aprovado o novo logotipo do Conselho, O novo logotipo do COMPEDE foi elaborado por Franciel Lucca e encaminhado ao Conselho para apreciação pela Associação Bageense de Pessoas com Deficiência e Familiares (Abadef). A nova identidade visual foi aprovada por unanimidade.
Travessias
No encontro, os conselheiros aproveitaram para debater a proposta de construção de travessias elevadas em diferentes pontos de Bagé. A intenção é facilitar a acessibilidade, proporcionando a ligação entre calçadas sem declives, o que facilita o acesso para pessoas com deficiência, gestantes e idosos. O tema foi tratado diretamente com o conselheiro e secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Luís Diego Soares, e com a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra), Flávia Prestes Souza.
O Conselho irá encaminhar requerimento à Seinfra e SSM para colocação das travessias, em um primeiro momento, em áreas do Centro de Bagé e em frente às instituições que lidam com pessoas com deficiência. O argumento é que não se trata de uma medida administrativa, mas de uma necessidade da população.
Lista SUS
Outro tema da reunião foi a solicitação para encaminhar um ofício ao Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência para solicitar ao Ministério da Saúde a inclusão de equipamentos para pessoas com deficiência na Lista SUS. Isso porque há necessidade de atualizar os produtos existentes para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência que não fazem parte da lista de materiais oferecida pelo Sistema Único de Saúde. A ideia é mobilizar o Conselho Estadual para que acione o Ministério da Saúde visando à realização das adequações necessárias.
Outras deliberações
Na reunião os conselheiros trataram ainda sobre a inclusão do Município no Programa Segundo Tempo Paradesporto, visando ao atendimento de pessoas com deficiência, proporcionando a prática de atividades físicas, culturais e de lazer através do estimulo a prática de esportes adaptados. Os integrantes do COMPEDE também destacaram a proposta apresentada em Bagé do programa Praia Acessível para Todos, realizado no Círculo Militar.
A próxima reunião do COMPEDE está marcada para dia 17 de abril, às 8h30min, no Caminho da Luz.