Região se concentra nas Palmas para a Jornada em Defesa do Camaquã
Publicada em 06/04/17 às 23:30hRádio Difusora - Bagé RS

Centenas de pessoas de todo o Estado, entre ambientalistas, lideranças políticas e comunitárias, representantes de movimentos sociais e moradores dos oito municípios que integram a bacia hidrográfica do Camaquã estarão reunidas nesta sexta-feira (7), a partir das 10h, na propriedade de Neco Barbosa, no Corredor da Lexiguana, região das Palmas, no interior de Bagé, na Jornada em Defesa do Rio Camaquã.
O movimento, organizado pelo mandato do deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT), em conjunto com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edegar Pretto, e com o grupo União pela Preservação do Camaquã, tem como principal objetivo denunciar à opinião pública gaúcha os riscos que representa a instalação de uma mineradora da Votorantim Metais, em conjunto com a canadense Iamgold do Brasil, nas Minas do Camaquã, no interior de Caçapava do Sul, em local próximo a nascente do rio.
"Queremos preservar o Rio Camaquã, principal símbolo do Pampa Gaúcho, que tem se mantido despoluído graças às características da região, montanhosa, que não permite a exploração intensiva da terra, mas é fonte de projetos alternativos de desenvolvimento sustentável", argumentou Mainardi.
Na opinião do parlamentar, a mineradora atuará, conforme o projeto apresentado, por 20 anos na região, extraindo do solo chumbo, cobre e zinco e gerando resíduos de alto potencial poluidor que serão deixados para trás, colocando em risco a fauna e a flora de toda a bacia hidrográfica do Rio Camaquã. "Estamos lutando para que nossa região não se transforme numa nova Mariana, queremos o Camaquã e o Pampa vivos", concluiu Mainardi.
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.
Deixe seu comentário!