A obra da barragem da Usina Termoelétrica Pampa Sul iniciou o enchimento controlado do reservatório. Nesta etapa, uma área de aproximadamente 53 hectares deverá começar a ser inundada, até que atinja o nível da elevação de 154 metros. A expectativa é
que a atividade seja concluída até o início de junho, quando deverá ser iniciada a segunda etapa do enchimento controlado, até a cota de 158 metros. A previsão é que alague outros 311 hectares.
O gerente socioambiental da UTE Pampa Sul, Hugo Roger Stamm, explica que o enchimento controlado do reservatório será realizado em etapas com o controle de nível da água por meio da movimentação das comportas e regulagem da vazão nos tubos da vazão sanitária. Segundo ele, a atividade não prevê nenhum impacto social.
A barragem da UTE Pampa Sul está localizada em áreas adquiridas pelo empreendimento. Parte do reservatório fica em Candiota e parte em Hulha Negra, com barramento no Rio Jaguarão. Stamm explica que haverá a garantia da vazão sanitária do rio, permitindo que todas as atividades que já eram realizadas nele, continuem sendo praticadas e garantindo também que o rio continue o seu curso. Toda a área alagada estará cercada e identificada com placas informativas.
Além disso, está em processo de aprovação pelo IBAMA o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatório Artificial, que definirá usos futuros ambientalmente equilibrados para o reservatório, atendendo à legislação, às necessidades do empreendimento, às demandas da sociedade e a segurança dos
usuários.