Representantes de sindicatos de trabalhadores nas Indústrias de alimentação de Bagé, Alegrete, São Gabriel e Pelotas estiveram reunidos na sede do sindicato de Bagé com representantes do frigorífico Marfrig para a terceira reunião de negociação do acordo coletivo de trabalho para 2017. A reunião, mais uma vez, não resultou em acordo entre as partes. A data-base para os trabalhadores do frigorífico é 1º de fevereiro.
O entrave é que a empresa propõe retirada de conquistas dos trabalhadores. Entre elas a diminuição do tempo para troca de uniforme - hoje em 30 minutos e que o frigorífico quer reduzir para 15 minutos. Cláusulas como o adicional noturno e a cobrança do transporte dos trabalhadores até a fábrica e vice-versa - que hoje é gratuito - também integram a proposta.
No final do encontro, os sindicatos apresentaram uma proposta à empresa. Um reajuste linear de 6.48%, o vale-refeição - para os trabalhadores do frigorífico de Bagé - no valor de R$ 210,00 e a manutenção das demais cláusulas do acordo. Os representantes do frigorífico solicitaram um prazo até dia 7 de abril para analisar a proposta e dar o retorno. O motivo é que dois diretores da empresa estão viajando e não foi possível manter contato telefônico.