Um marco foi atingido na barragem que abastecerá a Usina Termoelétrica Pampa Sul com a conclusão do desvio do curso do rio Jaguarão. O gerente socioambiental da Usina Termoelétrica Pampa Sul, Hugo Roger Stamm, explica que a atividade de desvio do rio permite que a obra da barragem seja encaminhada para a finalização. Assim, será possível dar início ao enchimento do reservatório.
Além das atividades de aterro, estão sendo desenvolvidas obras em concreto armado. Na margem direita, as obras estão 75% concluídas. Já as obras civis na margem esquerda, que incluem a Estação de Captação de Água Bruta, estão 20% concluídas. "O próximo passo é o início do enchimento do reservatório. A conclusão das obras da barragem está prevista ainda para o primeiro semestre de 2017", ressalta Stamm.
Resgate de Ictiofauna
Sempre que são necessárias intervenções em cursos hídricos, açudes, lagos ou áreas alagadas que possam provocar o aprisionamento de peixes, as atividades de resgate da ictiofauna, previstas no Programa de Resgate e Monitoramento da Ictiofauna do Projeto Básico Ambiental da Usina Termoelétrica Pampa Sul são realizadas. Como na atividade de desvio do curso do rio Jaguarão existia a possibilidade de que algumas espécies de peixes ficassem presos, uma equipe devidamente treinada realizou o resgate da fauna íctica.