Cientec pretende instalar centro de excelência em cinzas do carvão em Candiota
Publicada em 02/02/17 às 19:14hRádio Difusora - Bagé RS

(Foto: Léo Nunes)
Nesta semana, o vice-prefeito de Candiota, Gil Deison Pereira, recebeu representantes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec) para tratar sobre a possível instalação de um Centro Nacional de Excelência em Cinzas de Carvão (CENACIN) no município.
De acordo com o Geólogo da Cientec, Geraldo Mario Rohde, o centro seria a espécie de um fórum multidisciplinar de captação e difusão de conhecimento sobre as cinzas do carvão, já que o município possui a maior jazida a céu aberto de carvão do Brasil.
Segundo informações da Cientec, a produção atual de cinzas de carvão no sul do Brasil atinge 4 milhões de toneladas/ano. "Considerando ainda que a maior parte da cinza de fundo é descartada e que nem toda quantidade de cinza volante é utilizada, são cerca de 2 milhões de toneladas/ano descartadas", relatou o geólogo.
O CENACIN teria atuação no sentido de promover a execução de ações visando incentivar a (re)utilização e reciclagem das cinzas de carvão fóssil no Brasil, nos aspectos ambientais, técnicos e mercadológicos.
A projeção é que a fundação firme parceria com o município em breve.
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.
Deixe seu comentário!