Professora da Unipampa produz livro para crianças com necessidades especiais
Publicada em 09/12/16 às 01:20hRádio Difusora - Bagé RS

(Foto: Divulgação)
Começaram nesta semana as entregas para escolas e instituições do primeiro livro 100% acessível do Brasil, distribuído gratuitamente: Lelê de Boca Aberta. A publicação infantil traz fontes ampliadas e contraste para alunos com baixa visão, audiolivro e audiodescrição das imagens e ilustrações para cegos, tradução da história em libras, para surdos, e texto em escrita simbolar, para alunos com déficit intelectual. A obra foi escrita pela professora da Universidade Federal do Pampa, Amélia Bastos. Foi produzida durante a disciplina de Educação Inclusiva do curso de Letras do Campus Bagé. Narra a história da menina Lelê que tem que passar por um procedimento cirúrgico para a retirada das amigdalas.
A primeira entrega aconteceu na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Apae - de Bagé. Além do livro com comunicação alternativa e o DVD de audiodescrição, a publicação foi entregue em braile e com um kit de brinquedos médicos. A idéia é oferecer os livros para todas as instituições e escolas que atendem alunos com deficiência de Bagé e região. E também promover uma capacitação dos profissionais no momento da entrega do material. Na Apae, mais de 15 servidores participaram da palestra ministrada pela professora da Unipampa.
A publicação do livro custou cerca de R$ 12.500,00. 88% foi quitado com valores arrecadados através de doações. O restante foi pago com fundos próprios da autora. Foram impressos 200 exemplares em Braille/Tinta e mil exemplares em tinta, que possuem o DVD de Acessibilidade. As instituições e escolas de outros municípios interessadas em receber o material devem entrar em contato através do e-mail: ameliabastos@unipampa.edu.br.
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.
Deixe seu comentário!