O segundo longa-metragem de Zeca Brito, "Glauco do Brasil" cumpre trajetória internacional depois de estrear nos cinemas e na televisão nacional pelo Canal Brasil. Em outubro e novembro o filme está concorrendo em quatro categorias do International Filmmaker Festival of World Cinema, duas na edição de Milão e duas em Berlim.
"Glauco do Brasil" relata a trajetória de vida e obra do pintor bageense Glauco Rodrigues, já foi exibido em eventos nacionais importantes, como Mostra de São Paulo e a Bienal do Mercosul, agora cumpre sua carreira fora do país e nesta semana recebeu destaque em quatro indicações a prêmios na Europa.
As indicações configuram um fato inédito para um bageense, visto que é a primeira vez que um diretor nascido na cidade é indicado a Melhor Diretor na cidade italiana Milão, além das indicações ao filme em Berlim.
Em Milão filme também concorre na categoria Direção de Fotografia em Documentário, para Bruno Polidoro.
Em Berlim, capital alemã, o filme será exibido no próximo 24 de outubro e concorre em outras duas categorias na cidade alemã, Melhor Documentário de Língua Estrangeira e o Prêmio de Colaboração Científica e Educativa.
O filme tem recebido destaque por seu valor cultural, sendo incluído na programação educativa de importantes museus e instituições brasileiras como o MARGS, UFRGS a UFRJ, UFF e o MAM RJ.
Além de retratar os anos que Glauco Rodrigues viveu em Bagé, com locações na cidade, o filme também foi rodado em outras cidades do mundo por onde Glauco passou, como Rio de Janeiro, Florença, Veneza, Roma e Paris.