Dois acidentes de trabalho ocorridos nos últimos dias no terceiro turno do Pampeano Alimentos, em Hulha Negra, deixaram trabalhadores feridos. A empresa encaminhou um relatório da situação ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé. Os problemas ocorreram no início de junho, em dois dias consecutivos, por volta das 3 horas da madrugada. Os trabalhadores tiveram parte dos dedos decepados.
O primeiro acidente ocorreu no setor de lavanderia. Segundo a empresa, uma trabalhadora foi realizar a retirada de roupas da máquina de lavar e, ao tentar abrir a porta de acesso ao tambor do equipamento, teria apertado o botão de posicionamento. Com isso, pressionou o terceiro dedo da mão direita, tendo perda da ponta do dedo.
O outro acidente aconteceu no setor misturador. O trabalhador realizava a higienização das linhas de saída do misturador e, ao colocar as mãos no local onde ficam as pás de corte do motor, teria sofrido lesões. O trabalhador perdeu as falanges distais do segundo, quarto e quinto dedo, além da segunda falange do terceiro dedo.
A empresa informa que está tomando providências em relação às causas e está investigando os acidentes. Assim que houver conclusões, irá encaminhá-las ao sindicato. Foi realizada uma reunião extraordinária da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do frigorífico.
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé está monitorando a situação dos trabalhadores. Reforça a necessidade de adequação às normas de segurança e saúde do trabalhador. Destaca também a necessidade capacitação dos trabalhadores na operação de máquinas.