Cerca de 400 pessoas ocuparam as dependências do auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa, na tarde da quinta-feira (9), para acompanhar a instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Unipampa, proposta pelo deputado Luiz Fernando Mainardi, líder da bancada do PT. A grande maioria dos presentes representava os dez campi da universidade. Um dos próximos passos do movimento será a tentativa de marcar audiências com o ministro Mendonça Filho e com lideranças partidárias do Congresso Nacional.
"Não estamos aqui para procurar culpados, mas para buscar soluções através da sensibilização das autoridades competentes que precisam ser conscientizadas das particularidades que diferenciam a Unipampa de outras instituições e da importância estratégica desta instituição para o desenvolvimento econômico e social das regiões da Campanha, Fronteira Oeste e Sul", sintetizou o líder petista.
A Unipampa sofreu cortes orçamentários e contingenciamentos impostos pelo Congresso Nacional e pelo Governo Federal que reduziram as verbas para investimentos e custeio constantes na proposta inicial do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2016. De R$ 84.612.589,16 caiu para R$ 39.334.216,20, um corte significativo de 45.278.373,00, que representa 53,51% a menos do que o projetado.