O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camaquã reuniu-se no último dia 31 de maio, no Sindicato Rural de Cristal, com a participação dos representantes das entidades membros do Comitê, técnicos da FEPAM/SEMA/RS, consultores da Gama Engenharia, Promotoria de Justiça de Camaquã, autoridades e cidadãos.
Pela manhã houve a reunião da Comissão Permanente de Assessoramento (CPA), com a pauta principal da priorização sistêmica das ações do Plano da Bacia do Camaquã, com esclarecimentos feitos pela empresa contratada pelo Governo do Estado para prestar consultoria referente ao processo de planejamento da bacia hidrográfica do Rio Camaquã. Após, conversou-se a respeito de inquéritos civis relacionados a ocorrências de danos ambientais em corpos hídricos da bacia, juntamente com a Promotora de Justiça de Camaquã, Dra. Camile Balzano de Mattos, que ouviu as manifestações do grupo sendo informada dos resultados do diagnóstico hídrico da bacia do Camaquã.
Na parte da tarde ocorreu a 30ª Reunião Pública Extraordinária do Comitê Camaquã, que teve a apresentação pela empresa consultora dos resultados das consultas públicas regionais do Plano de Ações realizadas nos municípios de Camaquã, Encruzilhada do Sul e Caçapava do Sul. Na sequência, palestra referente a implantação de Unidades de Conservação Estaduais, pelo Biólogo Rafael Caruso Erling, chefe da Divisão de Unidades de Conservação da SEMA/RS, que explicou a situação dos parques, em especial o Parque Estadual do Camaquã.
A próxima reunião do Comitê Camaquã ficou agendada para o dia 17 de junho, na sede da AUD, em Camaquã, quando será discutida a cobrança pelo uso dos recursos hídricos.