O lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Unipampa, inicialmente prevista para esta quinta-feira, foi adiado para o dia 9 de junho. A decisão foi tomada hoje à tarde, durante encontro do deputado Luiz Fernando Mainardi, líder da bancada do PT, do deputado Frederico Antunes, líder da bancada do PP, e do reitor da universidade, Marco Antonio Fontoura Hansen.
A medida atende a solicitação de vários comitês municipais de mobilização, que solicitaram mais tempo para organizar uma ampla participação no evento. E também o fato de que as atividades na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira, estarão esvaziadas, devido ao cancelamento das atividades de comissões e até mesmo da sessão plenária.
A Frente Parlamentar em Defesa da Unipampa foi proposta por Mainardi, com o objetivo de promover uma ampla mobilização de lideranças políticas, comunitárias e estudantis das regiões da Campanha e Fronteira Oeste, onde a universidade mantem em funcionamento dez campus. Até o meio da tarde desta segunda-feira, dia que começou a mobilização nos municípios, já estavam confirmadas as presenças de aproximadamente 300 pessoas.
O reitor Hansen diz estar confiante nos bons resultados que poderão ser alcançados pela Frente Parlamentar. "Um movimento desta natureza fortalecerá nossa luta pela sensibilização das autoridades federais quanto a importância estratégica da Unipampa, que precisa de um tratamento diferenciado, por estar em fase de implantação e por estar instalada numa região mais carentes de desenvolvimento do País", justificou.