A Assembleia Legislativa terá uma Frente em Defesa da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A proposta é do deputado Luiz Fernando Mainardi, líder da bancada do PT, que obteve 19 assinaturas que garantiram a formação da frente, que atuará em conjunto com lideranças políticas e da sociedade civil dos dez municípios em que a universidade tem suas unidades.
Mainardi, um dos líderes do movimento que conquistou a Unipampa, em 2015, justificou a proposta dizendo que, por ser uma universidade ainda em construção e por ter importância estratégica para o desenvolvimento da Campanha e Fronteira Oeste, regiões marginalizadas no processo de desenvolvimento do Estado, deve ter um tratamento diferenciado em relação as demais universidades federais.
Para tratar do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Unipampa, Mainardi promoveu, na manhã desta quarta-feira, 25, em Bagé, reunião com diretores da universidade, prefeitos e vereadores de toda a região. O encontro, que também contou com a participação do deputado Adão Vilaverde, serviu, ainda, para promover uma avaliação da implicação dos cortes orçamentários anunciados pelo Governo Federal na vida futura da Unipampa.