O secretário de Juventude, Esporte e Lazer de Bagé, João Schardosim, começou a organizar o campeonato de futebol amador, temporada 2017, em reunião no Militão com representantes das equipes participantes.
Serão duas divisões - primeira e segunda, cada uma com 12 times divididos em grupos de seis. Os clubes jogam entre si, sem returno. Os quatro primeiros colocados classificam-se para a fase seguinte, que é eliminatória em apenas uma partida. Depois, ocorrem as semifinais com os vencedores dos confrontos. E, por fim, decisão. Sempre em jogo único.
O lanterna de cada grupo da primeira divisão será rebaixado para a divisão inferior na temporada seguinte. O como campeão e vice da segunda estarão na série A em 2018.
A Liga Bageense de Futebol Amador elegeu como presidente José Luis Franco - do Stand - e vice Alexandre do Fronteira. A entidade tem como objetivo que os clubes se organizem, conquistem patrocínios e realizem ações para que o certame se torne autossustentável, sem depender de verbas públicas nos próximos anos.
Outra medida para inibir a violência nas partidas será uma parceria entre ginásios da cidade, como SESC, SESI e Arena das Estrelas. Jogadores que forem julgados e suspensos por violência ficarão proibidos de atuar em qualquer local onde o acordo for aceito.