Nesta quarta-feira (13), o secretário de Saúde e Atenção à Pessoas com Deficiência, Mario Mena Kalil, apresentou o lançamento da plataforma de Raio X digital. O novo e moderno sistema, disponibiliza o laudo e imagem para todas as unidades de saúde, através de senha e login que pode ser acessado do computador ou smartphone com acesso à internet. A apresentação aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Pioneira com está tecnologia no Sistema Único de Saúde (SUS), no Rio Grande do Sul, Bagé está disponibilizando mais agilidade para a população, garantindo o laudo entre 24h e 48h, ou se colocado como urgência no prazo de uma hora. Conforme o secretário, a implantação do recurso não gerou custos aos cofres públicos.
Na oportunidade, o secretário também anunciou que dentro de 30 dias o Laboratório Central do município já estará no novo prédio, localizado na Rua Juvêncio Lemos, 181. O laboratório conta com 240 metros quadrados, contendo 10 salas, sendo elas para coletas de exames, análise e recepção e acesso aos cadeirantes. O custo aproximado da reforma é de R$ 15 mil, recursos próprios da secretaria. Até o momento, o laboratório está funcionando junto ao Centro de Referência Materno Infantil Camillo Gomes.
As novas instalações devem aumentar o número de exames para 13,5 mil exames mensais. Atualmente, o laboratório é responsável pelo diagnóstico de cerca de sete mil exames e realiza a análise de 66 tipos, contando com uma equipe de seis bioquímicas, seis técnicas de enfermagem, quatro recepcionistas e uma responsável pela higienização do local.