Na manhã do dia 12 ocorreu a reunião ordinária mensal do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede) de Bagé. O encontro definiu ações internas do Conselho. Uma das alterações é quanto à data de realização das reuniões, que agora passam a ocorrer na segunda terça-feira de cada mês - antes o encontro ocorria na terceira terça-feira.
Outro ponto foi a questão da vice-presidência, que permanecerá com a conselheira Cimone Gonzáles Halberstadt - mas agora não mais representando a Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência e sim a Associação Bageense de Pessoas com Deficiência e Familiares (Abadef). Havia dúvida porque, na composição do Compede, Cimone representava a Secretaria. Entretanto, os conselheiros entenderam que não há problema em haver mais um integrante na composição que represente as organizações da sociedade civil, não havendo necessidade de alteração na direção do Compede.
Entre as deliberações em pauta, os conselheiros aprovaram a criação de um site e de uma página no Facebook para divulgação das ações do Compede e uma aproximação maior junto à população. O lançamento deverá ocorrer em breve, após a formatação do conteúdo que será disponibilizado na internet.
Na reunião foram apresentados os representantes das secretarias municipais que vão passar a integrar as reuniões. Entre eles estão Carlos Silva (Kurt), da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Rafael Fernandes (da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer) e Fernanda Feijó (suplente pela Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional).
Locais das reuniões e Plano Municipal
A possibilidade de descentralizar as reuniões também esteve na pauta da reunião. Os conselheiros aprovaram que os encontros mensais prossigam no Caminho da Luz, mas no caso de alguma das entidades representativas do Compede ou das secretarias municipais abrirem a possibilidade de sediar os encontros, bastará encaminhar uma solicitação e os conselheiros aprovarem para alteração do local das reuniões.
Outro tema abordado na plenária do Compede foi a necessidade de apresentação ao Executivo do Plano Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Foi criada uma comissão que irá analisar os itens prioritários para implementação mais urgente. Em um segundo momento será agendada uma reunião com o prefeito Divaldo Lara para exposição do Plano, destacando os principais pontos. Integram a comissão os conselheiros Carlos Silva, Cimone Halberstadt, Ruibar Freitas, Mara Rúbia Rosa e Lígia Gomes. O primeiro encontro da comissão irá ocorrer dia 26 de junho, às 14h30min, no Caminho da Luz.
A próxima reunião do Compede ficou marcada para o dia 10 de julho, às 8h30min, no salão de atos do Caminho da Luz.