Seja bem vindo ao nosso site Rádio Difusora - Bagé RS difusorabage.com.br!

Cidade

Smasi promove debate sobre a erradicação do Trabalho Infantil

Publicada em 13/06/18 às 09:32hRádio Difusora - Bagé RS

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Smasi promove debate sobre a erradicação do Trabalho Infantil
 (Foto: Aline Sabedra)
No dia 12 de junho é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Com o intuito de alertar sobre a realidade dessa prática, a Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi), através da Coordenação de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou nesta terça-feira (12), na sede do Centro, uma roda de conversa sobre conscientização à cerca do tema com as famílias atendidas pelo Creas. 

A psicóloga do Creas e responsável pelo grupo de acolhida, Cristina Delduca, comentou: "a principal arma contra o trabalho infantil é a intensa sensibilização civil contra a exploração das crianças e adolescentes, que constitui uma grave violação aos direitos humanos fundamentais". 

Na oportunidade, entre os debates esclarecedores, foi exibido aos presentes um vídeo alusivo ao tema. Cristina também deixou claro durante a conversa, que há diferença entre trabalho infantil e atividades produtivas que contribuem nas tarefas de casa, dizendo que arrumar a própria cama e lavar a louça não traz nenhum prejuízo às crianças. 

A equipe especializada do Centro oferece serviços continuados às famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, como violência física, psicológica, cumprimento de medidas socioeducativas, entre outros. 

No Brasil 

No nosso país, diversas campanhas e programas que visam erradicar o trabalho infantil são divulgados nesta data, seja através do Ministério do Trabalho ou de outros órgãos da sociedade civil. De acordo com dados da UNICEF, estima-se que aproximadamente três milhões de crianças trabalhem nas mais diversas atividades como venda de produto em semáforos, serviços domésticos e no campo. Dados do IBGE de 2015 revelam que 80 mil crianças de 5 a 9 anos trabalhavam no país, um dado alarmante. 

Onde denunciar? 

Muitas pessoas podem ter presenciado um caso de trabalho infantil ou possui dados sobre empresas e empregadores que pratiquem este tipo de crime, porém não sabem exatamente quais os órgãos podem recorrer para realizar a denúncia, que pode ser efetuada através do disque 100 ou ainda através de alguns órgãos que aceitam denúncias: Ministério do Trabalho; Conselho Tutelar e Juizados da Infância e do adolescente.



ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Brasil 61

Carregando...

Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Fan Page
Contatos: (53) 3242 6471 - (53) 3241 2069 - WhatsApp: (53) 9 9901 8258
Copyright (c) 2024 - Rádio Difusora - Bagé RS - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD